19 de janeiro de 2012

A HISTÓRIA DA ÁGUA ENGARRAFADA (Annie Leonard)

Nas escolas brasileiras nos anos 70, todos os alunos "aprenderam" que o petróleo estava acabando. Diziam que quando chegassem à idade adulta, não haveria gasolina para eles. O que foi feito? Controle do uso do combustível? Diminuição da fabricação de automóveis? Desenvolvimento de outros tipos de combustíveis (renováveis e menos poluentes)? Melhoria do transporte público coletivo? Nada disto. O que fizeram foi justificar o aumento do preço da gasolina e acirrar a luta por regiões petrolíferas.
A doutrinação hoje é de outro tipo. Pergunte pra qualquer criancinha e ela repetirá: - Tio, a água do planete tá acabando?
O que estão fazendo? Preservando as fontes? Evitando poluir os rios e lagos? Desenvolvendo processos de coleta de água de chuva nas casas? Afinal, a água do mundo está acabando mesmo? 
Nada disso. As crianças estão crescendo e achando muito normal pagar uma fortuna em 500 ml de água. Quem tem mais de 40 anos sabe que em nossa infância a ideia de vender água era um tanto estranha. Todos achávamos correto a água ser dada. 
Quem ganha com isto? A Nestlé, a Coca-Cola, a turma de sempre.
Com a palavra, mais uma vez, Annie Leonard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário