20 de outubro de 2011

O HOMEM MAIS PERIGOSO DA AMÉRICA

Em 1971, o The New York Times iniciou uma série de reportagens em que revelavam ao público o conteúdo de vários documentos ultrassecretos do Governo Estadounidense sobre a Guerra do Vietnã. Em síntese, os documentos provavam que vários presidentes (Einsenhower, Kennedy, Lyndon Jonhson e Nixon) sabiam que a guerra era infrutífera e que não havia por que continuar com sua manutenção. Além disso, os documentos descreviam a manipulação e a construção de fatos sobre a guerra que jogavam por terra os discursos patrióticos que tentavam justificar a invasão do Vietnã.
O responsável por isso, e a fonte do NYT, foi Daniel Ellsberg, que com a ajuda de um amigo e do casal de filhos (de 13 e 10 anos na época), xerocou durante meses as mais de 7 mil páginas de documentos.
Ellsberg era um funcionário público de alto nível, com acesso direto a Robert McNamara (Secretário de Defesa dos EUA entre 1961 e 68), que durante boa parte de sua vida defendeu a invasão estadounidense como uma forma de luta pela democracia. Após passar um tempo no Vietnã e conhecer a real situação das tropas e do conflito, percebeu que a versão dos fatos divulgada pelo governo era intencionalmente forjada e despropositada. Daniel passa então a ter contato com os movimentos de repúdio à guerra e começa a elaborar um plano para provocar seu término. Ciente dos riscos, decidiu-se por revelar os "papéis do Pentágono"
O documentário, de Judith Ehrlich e Rick Goldsmith, tem narrativa convencional e correta, sendo um grande trunfo a qualidade histórica e reveladoras das imagens (fotos e vídeos) e gravações (dos telefonemas de Nixon) usadas para narrar os fatos. 
Outro elemento que enriquece o filme é o dilema ético por qual passa Ellsberg, dividido entre suas convicções patrióticas e a necessidade em desmascarar uma instituição que sempre admirou. Tudo isso ainda fica mais dramático pelo fato de Ellsberger saber que, ao fazer as cópias dos documentos e revelá-los, sofreria perseguições, teria de abdicar de seu emprego e dos privilégios que usufruía e ainda correria sérios riscos de ficar anos preso por espionagem.
As consequências das revelações entraram para a História dos Estados Unidos e provocaram uma polêmica gigantesca, que foi parar na Corte Suprema, sobre o direito de imprensa, uma vez que Nixon reagiu com truculência ao vazamento e tentou processar os jornais e levar Daniel à prisão. 
Não custa lembrar que a guerra causou a morte de 2 milhões de vietnamitas e 57 mil soldados estadounidenses. 
No conjunto, trata-se de um bom documentário sobre um tema de grande interesse.

TEMAS PRINCIPAIS: 1. Guerra do Vietnã 2. Governo Nixon 3.Direito de Imprensa
SUBTEMAS: 1. Anos 60 2. Contracultura 3.Protestos Populares
    SAIBA MAIS:
    FICHA TÉCNICA:
    Gênero: Documentário
    Duração: 92 minutos
    Direção: Judith Ehrlich, Rick Goldsmith
    Roteiro: Michael Chandler, Judith Ehrlich, Rick Goldsmith, Lawrence Lerew
    Ano de Lançamento: 2009

    Idioma: Inglês (legendas: Português-BR)

    ELENCO
    John Dean; Daniel Ellsberg; Patricia Ellsberg; Max Frankel; Mike Gravel; Bud Krogh; Tony Russo; Hedrick Smith




    Um comentário:

    1. Rodegheri4/11/11 21:50

      Opa! Já corri pra programação da TV e vi lá que vai passar dia 08 às 07:15 no Cinemax (com reprise as 10:15 no Cinemax 2). Já coloquei nas minhas notas pra gravar!

      ResponderExcluir