9 de janeiro de 2012

COMPRAR, JOGAR FORA, COMPRAR

Este documentário espanhol foi lançado no ano de 2011 e ganhou vários prêmios. A diretora Cosima Dannoritzer aborda os produtos industriais que são intencionalmente fabricados para durar um tempo determinado. O objetivo seria a promoção do consumo e o lucro. Por meio de uma micronarrativa (a história do programador Marcos, que se recusa a descartar sua impressora), de depoimentos de especialistas e revelações de investigações baseadas em documentos oficiais, o documentário explica como funciona a "obsolescência programada". É por isto que lâmpadas, meias de nylon, baterias, impressoras, entre tantos outros produtos, duram menos do que poderiam e forçam os cosumidores ao descarte de produtos seminovos ou pouco usados. Há ainda o problema ambiental grave gerado pelo desperdício de matéria-prima e pelo acúmulo de lixo industrial.

TEMAS PRINCIPAIS: 1. Consumismo 2. Obsolescência Programada 3. Indústria e Mercado
SUBTEMAS: 1. Cartéis 2. Meio Ambiente 3. Capitalismo

SAIBA  MAIS:

Entrevista com a diretora Cosima Dannoritzer (Estadão).
ASSISTA DIRETO NO YOU TUBE


FICHA TÉCNICA:
Comprar, Jogar Fora, Comprar (Comprar, Tirar, Comprar)
Gênero: Documentário
Duração: 52 min.
Direção: Cosima Dannoritzer
Produção: rtve, Media 3.14
Idioma: Espanhol (legendas em Português-BR)

3 comentários:

  1. Cara, pensei nessa questão essa semana. Imagina que um relógio que eu comprei "morreu", simplesmente um mês após o término da garantia de um ano. Segundo o cara da assistência técnica, o conserto ficaria mais caro que comprar um novo. Me senti, como diria Raul Seixas, um grandessíssimo idiota.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Anderson. Cada vez mais somos forçados ao consumo.

    ResponderExcluir
  3. Alô, Fábio. O Gizmodo publicou hoje um post com essa mesma temática e que tem links para mais material relacionado. Veja no link abaixo.

    Abração.

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/porque-seus-gadgets-duram-pouco-e-porque-as-empresas-estao-mudando-isto/

    ResponderExcluir